A Incrível Festa de Nossa Senhora del Carmen de Paucartambo – Cusco
A festa de Nossa Senhora del Carmen (La Virgen del Carmen) é uma bela comemoração Cristã que é celebrada em muitos locais do mundo e em muitos povos de Peru. A mais especial é realizada em Paucartambo Cusco.
Milhares de pessoas de todo o Peru e do mundo fazem uma longa viagem a Paucartambo para homenagear Nossa Senhora del Carmen conhecida também como Mamacha del Carmen e participar deste belo festival que é Patrimonio Cultural de la Nación.

Nossa Senhora del Carmen de Paucartambo
A Festa
A festa de Nossa Senhora del Carmen é comemorada mundialmente em 16 de julho. Em Paucartambo, a festa dura 4 dias e, é comemorada entre 15 e 18 de julho. A festa é composta pela procissão de Nossa Senhora del Carmen e pela apresentação de danças originárias de Paucartambo, cada uma com sua própria história e tradições. Uma das principais características dessas danças é o uso de máscaras particulares.
Cada dia tem sua particularidade e seus momentos especiais. Aqui está um breve resumo:
15 de julho
A colorida festa de Paucartambo começa um dia antes do dia central de Nossa Senhora del Carmen com a tradicional Entrada. Nela, as diferentes trupes de dança fazem serenata à Nossa Senhora del Carmen. Muitos devotos trazem velas para o templo e esperam do lado de fora do templo até meia-noite para cantar o aniversário á Nossa Senhora.
As danças Qapaq Q’olla, Q’apaq Chunchu e Maqtas fazer o ritual conhecido como “Cera Apacuy” que representa o purgatório. Eles correm pela praça principal carregando tochas de fogo.

Músicos de Paucartambo
16 de julho (Dia central)
Este é o dia principal da festa de Paucartambo.
Cedo de manhã, às 5 horas, inicia-se um ritual chamado a Missa de Aurora, as danças Capac Q’olla e Capac Negro começam a cantar belas canções quíchuas para Nossa Senhora.
Às 10 horas da manhã, os Capac Q’ollas começam a laçar pequenos brinquedos e bonecas para os peregrinos no ritual chamado El Bosque.

El Bosque
À tarde, às 15 horas aproximadamente começa a procissão de Nossa Senhora ao redor do povo de Paucartambo e é seguida pelas 19 danças tradicionais e coloridas.
17 de julho
Durante a manhã, primeiramente, as 19 trupes de dança visita o cemitério para lembrar os dançarinos que morreram. Posteriormente, eles visitam a prisão de Paucartambo para levar felicidade para os prisioneiros. Depois, à tarde, a festa de Paucartambo continua com a última procissão de Nossa Senhora del Carmen, que vai à ponte Carlos III para dar as bênçãos para as 4 regiões do Império Inca.
Finalmente, á noite a tradicional Guerrilla é realizada. Onde as danças de Qapac Qolla, Qapac Chunchu, Saqras e Waca Waca encenam a lenda da aparição de Nossa Senhora.

Contradanza de Paucartambo Cusco
18 de julho
Finalmente, a festa de Paucartambo termina com o Cacharpary, que significa o último dia do festival. De manhã, Nossa Senhora e levada ao batistério, onde as crianças e os jovens são abençoados pelo padre. Para se despedir, os dançarinos começam a cantar uma música triste na língua quíchua.
Durante esses 4 dias de festa, você não vê lugares vazios, porque todos estão na festa.
As 19 danças de Paucartambo
As 19 danças tradicionais que participam do festival são as seguintes:
- Qapaq Qolla
- Qapaq Chunchu
- Qapac Negro
- Majeños
- Panaderos (Padeiros)
- Mestiza Qollacha
- Auca Chileno
- Waca Waca
- Wayras
- Negrillos
- Paucartampus
- Misti Canchi
- Saqras
- Maqtas
- Contradanza
- Danzaq
- Chunchachas
- Kachampa
- Chucchu

Qapac Negro de Paucartambo
História de Paucartambo de de Nossa Senhora del Carmen
O povo de Paucartambo fazia parte de uma das quatro regiões do império inca que se chamava Antisuyo, perto da selva.
A festa de Paucartambo é comemorado especialmente em homenagem de Nossa Senhora del Carmen. Existem muitas versões da origem da festa de Paucartambo, portanto, vamos pegar o mais típico e o que os locais explicam.
Na época colonial, no século 18, os nativos andinos das montanhas, chamados Q’ollas, faziam negócios com os nativos da Selva, chamados Chunchus. Os Q’ollas costumavam levar batatas desidratadas (chamadas chuño), cereais como Quinua e queijo. Eles o trocavam com penas de papagaio, cana de açúcar (Chancaca, em quíchua) e frutas. De repente, um Q’olla encontrou uma estátua de Nossa Senhora. O Qolla queria levar para sua terra a estátua de nossa senhora, mas os Chunchus não o deixaram.
Como resultado dessa lenda, é realizado a tradicional Guerrilla que representa a luta entre Chunchus e Qollas. E a subsequente vitória dos Chunchus.

Saqras na Guerrilla
Como Planejar minha viagem para a Festa de Nossa Senhora del Carmen de Paucartambo
Deixe-me dizer-lhe que podemos obter 03 opções para você visitar este excelente festival Virgen del Carmen e o nascer do sol.
Primeiro, KANTU PERU TOURS lhe oferecer ótimas opções para visitar este lugar incrível e explorar esta parte dos Andes. La você descobrirá alguns povos incas e sítios arqueológicos como as Chullpas de Nincamarca. Você também pode fazer parte de uma dessas danças tradicionais e se sentir parte do Festival Paucartambo. E em seguida, levá-lo ao nascer do sol em Tres Cruces. Você pode obter mais informações em DIRCETUR CUSCO.
Segundo, você pode alugar um carro por conta própria e começa a jornada explorando os Andes. Quando você chega às pequenas aldeias no caminho, a população local é muito gentil. Portanto, você pode perguntar a eles como chegar à cidade de Paucartambo, é importante que você conheça um pouco de espanhol, porque essas pessoas nas terras altas falam quíchua e podem entender espanhol.
Terceiro, há muitos ônibus públicos que podem levá-lo diretamente ao povo de Paucartambo, é uma viagem de cerca de 3 horas. Quando você chegar, poderá encontrar algumas acomodações básicas. Para visitar Tres Cruces, você tem a opção de pegar os ônibus públicos das 1 ou 2 da manhã.

Nossa Senhora del Carmen partindo de sua igreja
🌤⛅🌝Participar da Festa de Nossa Senhora del Carmen é sem dúvida a melhor maneira de conhecer as tradições andinas.
Em KANTU PERU TOURS temos certeza de que, após a quarentena, você estará ansioso para sair de casa.
✈🛫🛬Venha nos visitar, Cusco espera por você!😉👍